Plano de classificação

Reportagens fotográficas

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Reportagens fotográficas

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/PR/AHPR/CC/CC0218

Tipo de título

Atribuído

Título

Reportagens fotográficas

Datas de produção

1959  a  2016-03-09 

Extensões

25,64 Álbuns
2,96 Maços
7,28 Metros lineares
16 Capilhas
318 Ficheiros
1 Capa
20,8 Outros
222 Pastas
45 Folhas

Produtor

Portugal. Presidência da República

História custodial e arquivística

Jorge Brilhante e Orlando Teixeira foram os fotógrafos oficiais do Presidente Jorge Sampaio, entre março de 1996 e novembro de 2005. Esta documentação inclui negativos (de Jorge Brilhante) e fotografias digitais (de Orlando Teixeira), tendo sido entregues à Presidência da República entre setembro de 2004 e novembro de 2005.Ricardo Oliveira fotografou os últimos cinco meses de Jorge Sampaio em Belém. A documentação entregue à Presidência da República é composta por fotografias gravadas em CD, não tendo sido ainda possível apurar se estas fotografias entregues foram uma seleção de um núcleo maior.Luís Catarino foi o fotógrafo oficial do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva durante os seus mandatos.A documentação que constitui esta série começou por ser descrita no software DocuLive, tendo sido migrada para o ArqMedia em 2008, sendo tratada ao nível do processo e, em julho de 2013, os registos com representação digital associada foram migrados para a aplicação normalizada Archeevo.

Âmbito e conteúdo

Documentação relativa a fotografias e reportagens fotográficas produzidas pelos fotógrafos oficiais dos Presidentes da República, hierarquicamente dependentes da Assessoria para a Comunicação Social. Esta documentação é referente ao registo da atividade presidencial na forma de documento fotográfico, nomeadamente em visitas que realiza ou recebe, em eventos onde está presente ou que patrocina, em condecorações, em audiências que concede, entre outras atividades. Esta documentação inclui também a atividade do Cônjuge. Portugal, Presidência da República, Casa Civil (SC), Atividades das Assessorias (SSC), Reportagens fotográficas (SR).

Condições de acesso

Documentação acessível em cópia digital.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos sujeita-se a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Direção de Serviços de Documentação e Arquivo.